sexta-feira, 2 de março de 2012

São Paulo: Frente em Defesa da Mineração

Frente em Defesa da Mineração promoveu reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo

| 02/03/2012 |

Nesta quinta-feira (1º de março), reuniu-se na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar em Defesa da Mineração. Além deles, fizeram parte da mesa que dirigiu os trabalhos os deputados João Caramez, Aldo Demarchi, Ulysses Tassinari e Samuel Moreira.

Houve uma ampla participação de setores envolvidos com a mineração, em especial dos sindicatos das empresas de extração de areia, de insumos para construção civil, da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) e representantes do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, do IPT, da Secretaria de Energia e da Secretaria do Meio Ambiente.

Ao abrir os trabalhos, o deputado Caramez fez menção a uma das principais conquistas do setor e que se tornou realidade há pouco tempo: a criação da Subsecretaria de Mineração, por meio do Decreto nº 57.394, de 03 de outubro de 2011.

O Subsecretário de Mineração, José Fernando Bruno, lembrou que a mineração é responsável por uma fatia muito importante do PIB estadual, desde a comercialização de água mineral até a extração e refinamento do petróleo.

As discussões tiveram como foco a necessidade de melhor normatização com relação ao licenciamento e a renovação da licença ambiental. Foi levantado o problema de que cada vez que as empresas precisam solicitar o licenciamento ou renová-lo há uma diretriz diferente, o que prejudica seu funcionamento regular. O Subscretário se comprometeu a estabelecer uma interface entre seu órgão e a Secretaria do Meio Ambiente.

O prefeito de Santa Gertrudes, por telefone, comunicou que obtivera em Brasília a notícia de que havia sido liberada pelo Presidente do DNPM a instalação de uma representação do órgão na sua cidade, atendendo a uma reivindicação dos ceramistas da região.

Frente em Defesa da Mineração promoveu reunião na Assembleia
| Canal Rio Claro | 02/03/2012 |

http://www.canalrioclaro.com.br/?pg=noticia&id=7680

Nenhum comentário:

Postar um comentário