quarta-feira, 30 de maio de 2012

Um brinde on the rocks

Geólogo Julius Heinerici - Dia do Geólogo - 30/5/2012

Um copo de whiskey on the rocks - mesmo.

É comum associarem grandes fenômenos da natureza ao quotidiano: "terremoto financeiro", "tsunami nas Bolsas". Não é para menos, são eventos tão importantes e com tantas consequências para as pessoas que todos conhecem, se assustam, respeitam.

Para nós, geocientistas, são eventos naturais, que ocorreram e vão ocorrer milhares de vezes na história geológica. Nós podemos apontar com o dedo na sísmica, nos afloramentos, nos testemunhos - em várias escalas - o efeito de um destes fenômenos. Então, sabemos que são naturais, sabemos explicá-los.

Nós, geólogos, entendemos que nossa origem é em um mesmo continente e somos filhos da mesma Eva Mitocondrial. Sabemos que o Homo, ao se tornar erectus, pode ver melhor e conhecer melhor as condições ambientais e, com isto, tirar proveito para se deslocar e se destacar entre os mamíferos, se tornar o sapiens para evoluir, criar coisas fantásticas na Engenharia, na Arquitetura, na Medicina, nas Artes.

E este Homo sapiens se torna tão inteligente que se perde no seu ego e na sua insaciedade e passa a não respeitar os seres vivos (inclusive ele mesmo) e começa a aparecer o "Homo gananciosus".

Por isso, movimentos para chamar a atenção para os exageros se tornam importantes. Aparecem os movimentos ecológicos: Salve o Planeta! Nós, como naturalistas, temos que dar força. Sabemos que movimentos são educativos, importantes, mas cá para nós, o planeta continuará seu ciclo inexorável sem se incomodar com o que o sapiens está fazendo. E os continentes vão se movendo, o "sertão vai virar mar... o mar vai virar sertão", é só uma questão de tempo, geológico. E no futuro alguém vai olhar a nossa história registrada em uma camada guia muito rica, muito representativa na historia dos seres vivos. E segue o fluxo: no futuro vamos ter um supercontinente, outro Pangea, por pouco tempo, haverá outras glaciações, virão os granitos, as metamórficas, os sedimentos e começará tudo de novo, sucessivamente.

O movimento mundial Rio + 20 é necessário para conscientizar o ser humano de seus exageros. Depois virá o Rio + 40, Rio + 80... Mas o planeta com seus mais de 6 bilhões de anos de idade, terá o Geo + 6, Geo + 12... independente de tudo.

Então é isso - ser geólogo é estudar a natureza, entender o passado, apreciar o presente e apontar o futuro. É usar as ciências disponíveis, da Física à Química, da Astronomia à Microbiologia, correlacionando as diversas ferramentas e integrando informações e debatendo muito. Ser geólogo significa ter cabeça preparada para a imaginação, ter paciência para montar os quebra-cabeças geológicos, persistências para repetir tantas vezes quanto necessário um projeto para que se obtenha sucesso; é ter capacidade para integrar as ciências e ferramentas. É acreditar, viver com otimismo, diletantemente e apaixonado pela Geologia, pela vida.

Com muito orgulho, aproveito este dia para celebrar, enviando o meu abraço aos amigos e colegas Geólogos, Geofísicos, Geocientistas.

PARABÉNS PELO DIA DO GEÓLOGO!

Um brinde on the rocks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário